Calor extremo: ONU declara 2024 como ano mais quente em 175 anos

Date:

 

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), que pertence à Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou nesta quarta-feira (19) que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos de acordo com os registros científicos. As temperaturas superaram 1,5 °C acima do período pré-industrial (1850-1900), marcando um recorde.

O relatório aponta que o aquecimento global de longo prazo é estimado entre 1,34 °C e 1,41 °C em comparação com o mesmo período. A OMM, Celeste Saulo alertou que embora um único ano acima de 1,5 °C não comprometa os objetivos do Acordo de Paris, é um sinal de alerta sobre os riscos para a vida e a economia.

O aumento das emissões de gases do efeito estufa, somado aos fenômenos La Niña e El Niño, é apontado como a principal causa do recorde. O estudo também destacou níveis históricos de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso na atmosfera, além de aquecimento acelerado dos oceanos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que, apesar dos alertas, é possível limitar o aquecimento global, desde que líderes adotem medidas urgentes, como planos nacionais para o clima e o uso de energias renováveis. O relatório foi elaborado com dados de cientistas e parceiros da ONU.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vitória x Internacional: Veja prováveis escalações

  Abrindo a zona de rebaixamento da Série A, na...

Reta final de Brasileirão: dupla BaVi entra em campo em clima de decisão

  A reta final do Campeonato Brasileiro promete fortes emoções...

Maria e José são os nomes mais comuns na Bahia; veja lista

  A força da tradição ainda fala alto nos registros...

Presidente da França, Macron cumpre agenda em Salvador nesta quarta (5)

  O presidente da França, Emmanuel Macron, desembarca em Salvador nesta...