Salvador está entre as oito capitais brasileiras que vão receber projetos selecionados pela nova edição do edital da Seleção Caixa Cultural – Programação 2026/2027. Lançado nesta terça-feira (29), o chamamento vai destinar R$ 120 milhões para iniciativas culturais que irão compor a programação dos espaços mantidos pelo banco entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027.
A unidade da Caixa Cultural em Salvador, localizada no Centro da capital baiana, segue como uma das principais vitrines da produção artística do estado. Com o edital, artistas, produtores e coletivos culturais poderão submeter propostas nas áreas de artes cênicas, música, exposições e atividades formativas.
“A intenção é fortalecer a presença da cultura em todo o país e dar visibilidade à diversidade artística brasileira”, destacou o presidente da Caixa, Carlos Vieira. “Com isso, reafirmamos o compromisso do banco e do Governo Federal com o acesso à cultura e com a geração de emprego e renda por meio da economia criativa.”
Além de Salvador, as unidades de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e, pela primeira vez, Belém também integram a seleção. A capital paraense foi incluída no edital com a previsão de inauguração da nova unidade em outubro de 2025, como parte das ações da Caixa voltadas à COP30.