Cerca de 500 quilos de cabos instalados irregularmente nos postes da distribuidora Neoenergia Coelba foram removidos na Avenida Sete de Setembro, em Salvador. A operação, realizada em parceria com a Prefeitura e operadoras de telecomunicações, teve como objetivo reduzir riscos de incêndios e melhorar a segurança elétrica na região.
Ao longo de uma semana, as equipes inspecionaram aproximadamente 90 postes e retiraram 67 caixas clandestinas. Segundo a Coelba, esses equipamentos, projetados para uso interno, não suportam exposição ao sol e à chuva, tornando-se uma das principais causas de chamas na rede de fiação.
De acordo com a distribuidora, o gatonet é o principal responsável pelos emaranhados de fios que se acumulam nas cidades. As empresas clandestinas que atuam nesse tipo de serviço não seguem critérios técnicos e de segurança, além de não realizarem a manutenção adequada dos cabos. Essa prática irregular deixa fios soltos e expostos, aumentando o risco de acidentes para pedestres e moradores.