As administradoras dos principais serviços de transporte de Salvador estimam que mais de 150 mil pessoas devem deixar a capital baiana durante o feriado prolongado de Independência do Brasil, entre a sexta-feira (7) e o domingo (9). Esquemas especiais foram montados para atender a demanda.
ÔNIBUS
Durante o final de semana, o terminal rodoviário de Salvador terá 150 horários extras, além dos 540 regulares. A informação foi divulgada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A estimativa é que aproximadamente 30 mil passageiros utilizem o terminal durante o período.
Para oferecer mais comodidade, algumas empresas disponibilizam a compra de passagens com antecedência por telefone ou via internet. Os passageiros também podem realizar a compra nos guichês dias antes ou até mesmo poucos momentos antes da viagem. Recomenda-se, entretanto, que os usuários do sistema cheguem à rodoviária com antecedência mínima de 20 minutos, para garantir o embarque e evitar transtornos.
Os destinos mais procurados no feriado, segundo a Agerba, são Porto Seguro e Vitória da Conquista, que têm demanda constante, além de Irecê, Barreiras, cidades do recôncavo baiano e Região Metropolitana de Salvador.
Dúvidas, reclamações e elogios podem ser registrados junto a Ouvidoria da Agerba através do telefone 0800 071 0080 ou e-mail agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br.
Ferry
O sistema ferry-boat terá funcionamento especial entre a quinta-feira (6) e a terça (11). De acordo com a Internacional Travessias, o serviço não terá interrupções em duas madrugadas: entre quinta e sexta e entre domingo (9) e segunda (10).
Durante o período, sete embarcações estarão em operação, com saídas a cada 30 minutos. São elas: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Anna Nery e Juracy Magalhães Júnior.
Para o serviço de Hora Marcada, além dos horários normais, foram disponibilizadas 500 vagas extras. Para os seis dias de operação, a empresa espera um fluxo total de 127 mil pedestres e 17 mil veículos.
MORRO DE SÃO PAULO
A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) recomenda que os baianos e turistas que planejam se deslocar para Morro de São Paulo antecipem a compra das passagens, para garantir vagas nos catamarãs que fazem a travessia para a Ilha de Tinharé, no município de Cairu.
Morro de São Paulo é um dos locais mais procurados em fins de semana e feriados prolongados. As passagens são vendidas nos guichês das concessionárias Ilha Bela, Biotur e Farol do Morro, no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio. Os bilhetes custam R$ 95,20 e os horários disponibilizados saindo de Salvador são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. No retorno de Morro, os usuários contam com saídas às 9h, 11h30, 13h e 15h.