Candeias: Câmara Municipal promulga reajuste salarial de 8% aos servidores, mas impasse deve continuar

Date:

A Câmara Municipal de Candeias promulgou, nesta quarta-feira (26), o Decreto nº 125/2017 que autoriza o reajuste salarial de 8% aos servidores municipais. O percentual foi aprovado no dia 30 de março por 16 votos a favor e uma ausência, após os vereadores Mica (SD), Rita Loira (DEM), Jorge da JM (PT do B), Irmão Gérson (DEM),  Gil Soares (PTB), Nal da San Martin (DEM), Fernando Calmon (PSD) e Rosana de Bobó (PTN) apresentarem uma emenda ao projeto de lei.

A medida contraria a decisão do Poder Executivo que concedeu o reajuste de 6% para todos os servidores parcelados em 4% para os vencimentos do mês de abril e com retroativo referente ao mês de janeiro; em junho com mais 2% de reajuste e retroativo referente ao mês de fevereiro.  A Prefeitura alegou não poderia conceder reajuste de 8% por questões orçamentárias.

Na emenda aprovada pelos vereadores, foi concedido o aumento de 8%, dividido em três parcelas: uma de 4%, pagos em março; 2%, em maio; e 2%, em junho. Em entrevista ao programa Fala Comigo desta quinta-feira (27), o presidente da Câmara, Fernando Calmon (PSD), explicou que o Poder Executivo poderia úteis para sancionar, vetar total ou vetar parcial a emenda.

“Chegou à Câmara o projeto do Poder Executivo que estabelecia 6% de reajuste ao funcionalismo ao efetivo do município. Nós, vereadores, entendemos que poderíamos colocar uma emenda para aumentar de 6% para 8%. Nós fizemos e foi assinado por nove vereadores. Foi para o plenário e aprovado o projeto por unanimidade dos presentes por 16 votos e uma ausência. Foi encaminhado no mesmo dia para o Executivo aonde tinha o prazo de 15 dias úteis para sancionar, vetar total ou vetar parcial a emenda. Mas, nada disso o gestor atual fez. Ele se silenciou, foi omisso. No dia de ontem (26), vencendo o prazo, cabe a mim promulgar, publicar e se tornar lei o reajuste de 8%”, afirmou o vereador.

Ele disse ainda que a publicação do decreto não teve motivação política. “Não foi um ato do vereador e presidente da Câmara Fernando Calmon, como muitos ficam tentando rotular. Foi um ato votado por 16 vereadores que entenderam naquele momento que os 8% tem como o Executivo pagar”, ressaltou.

O impasse teve início no mês de março quando os servidores municipais tentavam o reajuste de 17%.

A prefeitura de Candeias ainda não se pronunciou sobre o assunto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

SineBahia: Vagas segunda em Salvador, Itabuna, Vit. da Conquista e mais 14 cidades

  O SINE (Sistema Nacional de Emprego na Bahia) tem...

Castro Alves é campeã do Intermunicipal

  A Seleção de Castro Alves, no Recôncavo baiano a...

Maioria brasileiros não pretende fazer compras na Black Friday

  Apesar do otimismo do comércio, um levantamento da FGV...

Rayssa Leal vira na última volta e fatura etapa de Tóquio da Liga Mundial de skate

  Foi com emoção, na última volta da etapa de...