Aos 100 anos, morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA

Date:

 

Presidente dos Estados Unidos entre 1977 e 1981, Jimmy Carter morreu nesta domingo (29), aos 100 anos. Ele faleceu em sua casa, em Plains (Geórgia), onde nasceu.

A informação foi confirmada por Chip Carter, filho de Jimmi. “Meu pai foi um herói, não só para mim, mas para todos que acreditam na paz, nos direitos humanos e no amor altruísta”, disse o filho, em um comunicado.

Carter foi crítico às ditaduras latino-americanas, como as de Pinochet (Chile) e também a ditadura militar brasileira. Filiado ao Partido Democrata, ele foi, antes de ser presidente, senador e governador da Geórgia. Na Presidência, ele enfrentou uma grave crise econômica e esforços de paz em todo o mundo.

Depois que deixou a presidência, Jimmi Carter continuou atuando, principalmente por meio da Fundação Carter, criada em 1982, e se tornou um ícone da luta por direitos humanos e pela democracia.

Em 2002, ele chegou a ganhar o Prêmio Nobel da Paz por reconhecimento ao “esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, impulsionar a democracia e os direitos humanos e promover o desenvolvimento econômico e social”.

Com 100 anos, Carter foi o ex-presidente mais longevo dos Estados Unidos.  Desde fevereiro do ano passado, ele estava sob cuidados paliativos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Na estreia de Carille, Vitória perde para o Inter e volta para o Z-4 do Brasileirão

  Na estreia do técnico Fábio Carille, o Vitória segurou...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta sexta-feira...

Desmatamento na Amazônia cresce 27% no 1º semestre de 2025

  O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou um...

Sistema de reconhecimento de placas alcança 1.000 veículos recuperados

  O sistema de reconhecimento de placas da Secretaria da...