Auxilio Brasil: Secretário da Bahia classifica o programa como ‘devastador’

Date:

 

Até o mês de outubro, com o Programa Bolsa Família e o Auxilio Emergencial, mais de 43,9 milhões de benefícios eram pagos para famílias sem situação pobreza e extrema pobreza no país, agora, esse número caiu para 14,5 milhões.

Para o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, “o Auxílio Brasil é devastador, apenas no Nordeste, mais de 50 mil famílias estão sem nenhum tipo de benefício de transferência de renda, a maior exclusão social da história do Brasil. Ele deixa a população mais vulnerável sem nenhum tipo de assistência, num momento em que a fome voltar a assolar o país, em que o desemprego não para de crescer, o preço dos alimentos sobe assustadoramente e a economia está em uma crise profunda”, afirmou.

Segundo Martins, o Auxílio Brasil tende a aumentar a crise e a exclusão social, especialmente nos estados nordestinos, onde se encontra a maior parcela da população em situação de pobreza e extrema pobreza. Na Bahia, estima-se que mais 1,5 milhão de famílias estão desprotegidas pelos programas de transferência de renda do Governo Federal.

“O governo federal não divulga os dados com clareza, então é possível que o número de pessoas desassistidas seja ainda maior. Estamos testemunhando uma sequência de ações deliberadas que massacram a população pobre, estamos falando de famílias inteiras que não tem o que comer, que não tem garantido um direito básico do ser humano”, afirmou o secretário.

Carlos Martins ainda classifica o Auxilio Brasil como um programa eleitoreiro. “Acabar com o Bolsa Família e com o Auxílio Emergencial é uma decisão política, com viés absolutamente eleitoral, que desestrutura o Sistema Único da Assistência Social – SUAS, contribui para o aumento da mortalidade infantil e da evasão escolar. O Auxilio Brasil é mais um ato inconsequente e eleitoreiro de presidente Jair Bolsonaro. O novo programa não tem regras claras, leva os beneficiários ao contato direto com a Caixa e não tem recursos para ser mantido, promovendo ainda mais insegurança social nesse período tão delicado”.

Fonte: Bahia.ba

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

SineBahia: Vagas sexta em Salvador, F. de Santana, Jequié e mais 7 cidades

  O SINE (Sistema Nacional de Emprego na Bahia) tem...

Bahia registra quase 70 acidentes em rodovias federais durante período natalino, diz PRF

  A Polícia Rodoviária Federal registrou 69 acidentes, sendo 27...

Avião que caiu no Cazaquistão teria sido abatido por defesas aéreas russas

  O avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na...

BC queima US$ 3 bilhões, mas Real volta a cair

  A moeda norte-americana teve alta de 0,38% e fechou...