A Prefeitura de Salvador foi autorizada a implantar a primeira motofaixa da cidade nesta quarta-feira (12). A liberação foi concedida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que permitiu a sinalização em caráter experimental. O teste será feito na Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô, com validade até 31 de março de 2026. A sinalização será marcada nos dois sentidos da pista, com uma pintura no asfalto, próxima ao canteiro.
A medida atende a um pedido da Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador), que instituiu o projeto “Faixa Azul”. A portaria do Senatran indica que a faixa terá extensão aproximada de 2,4 km no sentido BR-324 e de 1,8 km no sentido Centro. A Transalvador deverá apresentar relatórios trimestrais à Senatran, com avaliações técnicas, registros de ocorrências e conclusões do projeto.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), nos últimos cinco anos, a frota de motos na capital baiana passou de 160.792, em 2020, para 215.393, o que representa um aumento de 33% nesse tipo de meio de transporte – não sendo contabilizadas as motos de outros municípios que circulam pela cidade.