O Bahia anunciou nesta segunda-feira (22) a compra do goleiro Ronaldo. O atleta, de 29 anos, estava emprestado pelo Atlético-GO até o final deste ano e assina contrato com o Esquadrão de Aço até 2029.
“O Esporte Clube Bahia SAF comunica a compra em definitivo do arqueiro junto ao Atlético-GO. O jogador, que chegou por empréstimo em fevereiro de 2025, assinou contrato por mais quatro temporadas. O novo vínculo é válido até 2029”, diz um trecho do comunicado do clube baiano.
Natural de Cruz das Almas, interior da Bahia, Ronaldo disputou 41 jogos pelo time baiano. O Esquadrão de Aço pagou ao Dragão R$ 5 milhões, valor já fixado no contrato de empréstimo, para ter 80% dos direitos econômicos do arqueiro.
Ronaldo foi contratado quando o Bahia passava por um período de instabilidade no gol. Danilo Fernandes chegou ser titular no final de 2023 quando Marcos Felipe e Adriel inspiravam insegurança. No entanto, ele acabou se lesionando no início da sua trajetória no clube.
Após se recuperar fisicamente, Ronaldo conquistou a titularidade ao mesmo tempo que Marcos Felipe foi emprestado ao futebol turco, onde permanecerá até a metade de 2026. No entanto, ele ganhou a concorrência de João Paulo, que estava no Santos e foi contratado por empréstimo. A partir daí, ele emplacou uma sequência de grandes atuações e se firmou na posição, impedindo a estreia do novo arqueiro pelo Tricolor.
Ronaldo e o restante do elenco principal do Bahia vão se reapresentar no dia 5 de janeiro para iniciar a preparação visando a disputa da temporada de 2026. A agenda do Tricolor inclui as disputas do Campeonato Baiano, que começa no dia 11 de janeiro, um domingo, às 16h, com o jogo diante do Jequié, na Arena Fonte Nova, o Campeonato Brasileiro, marcado para ser iniciado no dia 28 do mesmo mês contra o Corinthians, fora de casa, além da Libertadores, onde enfrentará o O’Hinggis pela segunda fase da preliminar, e a Copa do Brasil.




