O Bahia empatou com o Botafogo por 1 x 1 no primeiro duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta terça-feira (30), o Fogão abriu o placar logo aos sete minutos com gol de Carlos Alberto, mas o Tricolor equilibrou a partida e ainda no primeiro tempo deixou tudo igual em cabeçada de Cauly.
Na segunda etapa, o Botafogo voltou melhor e dominou as ações no jogo, porém, o Bahia conseguiu segurar o ímpeto do adversário no Estádio Nilton Santos (RJ). Agora, o Esquadrão joga por um triunfo simples para garantir a vaga nas quartas de final do torneio nacional. Caso o empate se repita, a decisão vai para os pênaltis.
O jogo de volta fica para o dia 7 de agosto, às 19h, na Arena Fonte Nova. Mas antes, pelo Brasileirão, o Tricolor tem compromisso no domingo (4), quando enfrenta o Fluminense no Maracanã, às 16h, pela 21ª rodada.
O JOGO
Primeiro tempo
Saldo positivo para o Bahia. O Botafogo pressionou bastante o Tricolor nos primeiros minutos e logo foi recompensado com gol de Carlos Aberto. Depois disso, só deu o time baiano, que tomou o meio-campo e dominou as ações na partida. O Esquadrão começou a se soltar e chegou com perigo, principalmente pela direita, em dobradinha entre Arias e Everton Ribeiro. Já o Fogão apostou nos contra-ataques e teve algumas oportunidades para ampliar. Nos acréscimos, o Bahia pôs em prática o que faz de melhor e, em bela jogada trabalhada de pé em pé, Cauly deixou tudo igual no placar antes do intervalo.
Gol do Botafogo! Aos sete minutos, Damián Suárez cruzou da direita, Igor Jesus cabeceou e Marcos Felipe espalmou para o lado. No rebote, Carlos Alberto completou para o fundo das redes.
Santiago Arias recebeu lançamento de Everton Ribeiro e tocou para trás. Sozinho, Jean Lucas chegou batendo de primeira, mas a bola passou à direita do goleiro John.
Aos 14 minutos, boa tabela entre Igor Jesus e Carlos Alberto, que saiu de cara com o goleiro tricolor e driblou o adversário. Porém, o camisa 27 perdeu o ângulo e não conseguiu o arremate.
Quase! Outra tabela com participação de Igor Jesus, mas dessa vez Luiz Henrique ficou com a posse e bateu forte aos 22. A bola desviou em Gabriel Xavier e passou rente à trave direita.
Defesaça! Aos 35 minutos, Everton Ribeiro fez passe entre a marcação, a bola desviou na zaga e sobrou limpa para Arias. O lateral-direito finalizou cruzado e o goleiro alvinegro fez uma ótima defesa para evitar o empate.
Gol do Bahia! Nos acréscimos, bela jogada de pé em pé até que sobrou com Arias pela direita, que de primeira cruzou na cabeça de Cauly. O camisa 8 só teve o trabalho de empurrar para a meta.
Segundo tempo
O Botafogo voltou melhor e a pressão desde a saída de bola para cima do Bahia retornou também. A equipe carioca subiu a marcação e teve as melhores oportunidades na primeira metade da segunda etapa, porém, Marcos Felipe foi crucial para manter o placar igualado. Já o Esquadrão tentava sair do sufoco com Everton Ribeiro ditando o ritmo, mas sem criatividade para conectar as jogadas. Depois, a partida caiu de rendimento e o empate persistiu até o final.
Aos sete minutos, Luiz Henrique ganhou na corrida para Luciano Juba, invadiu a área e chutou cruzado. Marcos Felipe rebateu para o meio, mas nenhum jogador carioca apareceu para completar.
Luiz Henrique abriu para Damián Suárez na direita aos 20, que foi até a linha de fundo e rolou para o meio da área. Marlon Freitas completou, mas a bola passou cima da meta.
Aos 28 minutos, Tiquinho Soares fez o pivô e escorou para Igor Jesus, que finalizou colocado e obrigou Marcos Felipe a fazer uma boa defesa.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1 x 1 Bahia
Copa do Brasil – Oitavas de Final
Local: Estádio Nilton Santos, em Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30/07/2024 (terça-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Quarto árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA-RN)
Gols: Carlos Alberto (Botafogo) / Cauly (Bahia)
Cartão amarelo: Everaldo (Bahia)
Botafogo: John; Damián Suárez, Alexander Barboza, Bastos e Cuiabano; Gregore (Allan), Marlon Freitas © (Tchê Tchê) e Luiz Henrique; Savarino (Tiquinho Soares), Carlos Alberto (Kauê) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge
Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Victor Cuesta e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro © (Carlos de Pena) e Cauly (Rafael Ratão); Biel (Everaldo) e Thaciano (Iago). Técnico: Rogério Ceni