Banco Central anuncia mudanças no PIX para reforçar devolução em casos de fraude

Date:

O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (28) alterações no PIX para aprimorar o mecanismo de devolução de valores em situações de fraude, golpe ou coerção.

Atualmente, a devolução só pode ser feita a partir da conta usada na fraude. No entanto, segundo o BC, criminosos costumam transferir os valores rapidamente para outras contas, o que dificulta a recuperação do dinheiro.

Com a nova regra, que passa a valer de forma facultativa em 23 de novembro e obrigatória a partir de 2 de fevereiro, será possível rastrear o caminho dos recursos e compartilhar essas informações entre as instituições financeiras envolvidas. Assim, a devolução poderá ocorrer em até 11 dias após a contestação.

O Banco Central espera que a medida aumente a identificação de contas ligadas a fraudes e dificulte sua reutilização pelos criminosos.

Outra novidade é que, a partir de 1º de outubro, todos os bancos e instituições participantes do PIX deverão oferecer, em seus aplicativos, uma opção de autoatendimento para contestação de transações suspeitas. A funcionalidade permitirá ao usuário solicitar a devolução diretamente, sem necessidade de contato humano, tornando o processo mais ágil e aumentando as chances de recuperação dos valores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Sem reação, Vitória sofre goleada para o Palmeiras pelo Brasileirão

  O Vitória conheceu sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro...

Candeias: Jornada pedagógica tem Carlinhos Brown; Renato Piaba e mais de mil profissionais da educação

  A jornada pedagógica 2026 foi um verdadeiro sucesso durante...

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

  Após o aumento significativo de casos de sarampo na...

Bahia elege primeira mulher a patente de coronel em 200 anos

  A então tenente-coronel Ivana Teixeira, do Departamento de Saúde,...