A Bélgica implementará, a partir de 1º de janeiro de 2025, a proibição da venda de cigarros eletrônicos descartáveis. A medida, pioneira em um país da União Europeia, foi anunciada em março pelo ministro da Saúde, Frank Vandenbroucke, após aprovação pela Comissão Europeia, e reiterada recentemente em entrevista à agência Euronews.
Segundo Vandenbroucke, os cigarros eletrônicos descartáveis representam uma ameaça à saúde, especialmente entre os jovens, por funcionarem como porta de entrada para o vício em nicotina. Ele destacou que, embora a proibição seja restrita aos modelos descartáveis, os reutilizáveis ainda podem ajudar fumantes a abandonar o tabagismo. Além disso, o ministro alertou sobre os impactos ambientais, citando os resíduos químicos gerados por esses produtos.
O ministro também defendeu ações mais rigorosas da União Europeia contra o tabaco e pediu novas iniciativas para atualizar as legislações sobre o tema. “Os cigarros eletrônicos descartáveis são projetados para atrair novos consumidores e criar dependência. Precisamos modernizar as políticas para proteger a saúde e o meio ambiente”, afirmou.