A partir desta quarta-feira (24), os aposentados e pensionistas do INSS começam a receber a primeira metade do 13º salário, em uma antecipação determinada pelo governo federal. Em vez de agosto, como normalmente ocorre, a parcela do abono anual foi adiantada para auxiliar cerca de 33,6 milhões de beneficiários.
A primeira parte do benefício, representando 50% do total, totaliza uma injeção de R$ 33,68 bilhões na economia brasileira, sem desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), cuja cobrança incidirá somente sobre a segunda parcela do 13º.
O cronograma de pagamentos segue a numeração final do cartão de benefício, excluindo o último dígito verificador, conhecido como Número de Identificação Social (NIS). O montante será depositado junto com o benefício correspondente a abril, distribuído entre 24 de abril e 8 de maio.
Os beneficiários com cartões terminados em 1, que recebem até um salário mínimo (R$1.412), serão os primeiros, seguindo uma ordem crescente por dia. Já a segunda parcela do 13º salário do INSS em 2024 será integrada aos benefícios regulares de maio, a serem creditados entre o final de maio e começo de junho.