O Brasil ocupou a quinta posição no ranking de países com mais denúncias de páginas que distribuem conteúdos de abuso sexual infantil, conforme o relatório da rede InHope, divulgado nesta quinta-feira (3). De 2022 a 2024, o número de notificações no país aumentou significativamente, subindo da 27ª para a quinta posição. Os primeiros lugares do ranking são ocupados por Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha.
A InHope, que conta com 55 canais de denúncia de crimes na internet em 51 países, utiliza dados desses canais para analisar a situação global. No Brasil, a SaferNet recebe as denúncias e realiza a contagem desde 2006, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). Em 2024, mais de 50 mil páginas foram denunciadas no Brasil, com 10.823 delas repassadas a outros países, pois envolviam vítimas de outras nacionalidades ou crimes fora do Brasil.
Em 2024, foram identificadas 1.155 páginas hospedadas no Brasil, o que representa 0,05% do total global. Essas páginas foram encaminhadas para o Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF para investigação. A SaferNet também mantém a Central Nacional de Denúncias e o Canal de Ajuda, Helpline, para vítimas de violência online.