Buenos Aires é tomada por manifestações contra “megadecreto” anunciado por Milei

Date:

 

A frente do Palácio da Justiça, sede do Supremo Tribunal argentino, foi tomada por manifestantes durante a tarde desta quarta-feira (27), em protesto contra o megadecreto anunciado pelo novo presidente Javier Milei. Foi o terceiro dia de manifestação em Buenos Aires desde que o ultradireitista assumiu o cargo de mandatário.

O protesto foi organizado pela central sindical CGT, a Confederação Geral do Trabalho da República Argentina. “O Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) ditado pelo presidente Javier Milei subverte a ordem constitucional ao pretender legislar, atribuindo-se a soma do poder público e, assim como no seu discurso de posse, dar as costas ao Congresso”, diz um trecho do comunicado emitido pela entidade.

A central ainda afirmou que, nesta quinta-feira (28), os 62 sindicatos que compõem a entidade pretendem estabelecer um “plano de luta”, com a possibilidade de resultar em uma greve geral no país. Já Milei disse que as manifestações são feitas por pessoas que não admitiram a derrota nas últimas eleições e reforçou que, caso o Congresso anule o decreto, o governo convocará um plebiscito para insistir nas reformas propostas.

Megadecreto
O “megadecreto” em questão é o Decreto de Necessidade e Urgência que foi anunciado por Milei em rede nacional, no dia 20 de dezembro, direto da Casa Rosada. A medida permite a desregulação econômica do país, assim como estabelece emergência em revogar ou alterar mais de 300 leis. O texto também enfraquece o poder dos sindicatos, assim como o vínculo empregatício no país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

  O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a...

Seleção inicia treinos para enfrentar Chile e Bolívia com desfalques

  A Seleção Brasileira abriu nesta segunda-feira (1º) o ciclo de preparação para os...

Candeias: Prefeito Eriton Ramos inaugura Creche na Colônia com investimento de mais de R$ 3 milhões

  O prefeito de Candeias, Eriton Ramos, iniciou setembro da...

PL que altera Lei da Ficha Limpa tem votação adiada no Senado

  O projeto de lei complementar (PLP) que altera a...