Foi com muito sucesso e felicidade dos participantes que o 1º curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), oferecido de forma gratuita pela vereadora Rosana de Bobó (PTN), através dos deputados Alex Lima (estadual) e Barcelar (federal), ambos do PTN, chegou ao fim.
Os condutores das categorias D e E concluíram às 50 horas de aula exigidas pelo DETRAN, além de cumprir todas as etapas da legislação que incluem as seguintes matérias: Movimentação de Produtos Perigosos; Prevenção de Incêndios; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Meio Ambiente e Convívio Social.
Nessa primeira turma, 28 condutores concluíram os requisitos com êxito, no entanto, o facilitador do DETRAN que ministrou o curso disse que o MOPP é apenas um de vários cursos de aperfeiçoamento para a categoria. “Não parem por aqui. Busquem mais conhecimento, pois as coisas estão mudando e só os mais preparados terão mais chance de ingressar no mercado. Estudar não é perder tempo, mas se preparar para um futuro melhor”, disse o professor Jean Otávio.
O ex-secretário do município, Antônio Gilson, popularmente conhecido como “Bobó”, parabenizou os condutores pela iniciativa de fazer o curso e explicou o motivo do atraso na aplicação do curso na cidade. “Era para ter acontecido ano passado, mas o fato de ser ano eleitoral pesou. Iriam dizer que seria por troca de votos e não era esse nosso objetivo”, explicou Bobó.
Nova turma
No próximo dia 27/5 vai começar as aulas para a segunda turma do curso MOPP. Os condutores nas categorias D e E que quiserem se qualificar deve entrar em contato através do telefone (71) 992860627 para realizar a inscrição.
Resolução do CONTRAN
O curso MOPP terá a validade de no máximo de 5 anos, quando deverá ser feito sua atualização. Segundo a resolução 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o curso de atualização terá uma carga horária mínima de 16 horas aula.