Vereadores e estudantes do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, discutiram durante a sessão especial na Câmara, realizada nesta terça-feira (11), a situação do transporte dos universitários e técnicos da cidade, além do programa de bolsa universitária, que contempla os estudantes de baixa renda.
Os estudantes apresentaram aos legisladores uma pauta de demandas e reivindicações que serão analisadas pela Comissão Municipal de Educação, Saúde e Assistência Social e encaminhadas para a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
O presidente da comissão, vereador Arnaldo Araújo (PSDB), considerou de fundamental importância os debates da reunião. “Este primeiro contato da comissão com a secretária foi bastante produtivo e abriu as portas para uma integração da pasta com os novos parlamentares,” declarou.
Atualmente, são oferecidos pela prefeitura 25 veículos para transportar cerca de 1.500 estudantes por dia para os municípios de Candeias, Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas. Já o programa Universitário de Candeias, criado em 2009, concede bolsa universitária aos estudantes de baixa renda do município, atendendo cerca de 300 alunos contemplados durante a última seleção, ocorrida em 2014. De acordo com o secretário de Educação do município, Jair Cardoso, ainda não há previsão para a próxima seleção.