CANDEIAS: CINCO BAIRROS DO MUNICÍPIO APRESENTAM ALTO ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DE AEDES AEGYPTI;

Date:

 

Os bairros do Centro, Dom Avelar, Malembá, Santo Antônio e São Francisco, em Candeias, na região metropolitana de Salvador, têm apresentado, nos últimos meses, alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). No balanço, os cinco bairros apresentaram o Índice Geral de Infestação de 3,5, sendo que o aceitável é de 1. Os dados, notificados pela Sesau até o dia 21 de maio, apontam 254 casos de chikungunya, com uma morte; e 80 de dengue, com uma morte.

O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em abril deste ano pelo Ministério da Saúde, indicou que o município de Candeias está em situação de risco por surto de dengue, zika e chikungunya. O estudo separa as cidades em níveis de risco, alerta e satisfatório.

De acordo com o levantamento, o município está em estado de alerta para infestação das doenças. Além de Candeias, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé apresentaram situação de alerta. Apenas a cidade de Madre de Deus apresentou índice satisfatório para as doenças. A pesquisa foi realizada entre janeiro e março deste ano.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que intensificou de ações de combate ao mosquito com atividades educativas nas localidades com maior número de casos e de pulverização. A pasta explicou ainda que adotou como medida emergencial a utilização do Fumacê e as pulverizações em locais de difícil acesso.

Na nota, a Sesau diz ainda que a população deve colaborar com as ações facilitando o acesso dos agentes de endemias nas residências e/ou terrenos que se encontram fechados e recomenda que caso o morador manifeste os sintomas de qualquer das três doenças, deve procurar o posto de saúde ou UBS mais próxima.

ESTADO

Segundo os dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), emitidos até o dia 14 de maio, a Bahia apresenta 22.118 casos prováveis de Dengue em 298 municípios; 787
casos prováveis de Chikungunya, em 96 municípios; e 524 casos suspeitos de Zika, em 93 municípios.

Quando comparado ao mesmo período de 2018, a Sesab informou que houve um aumento de 336,5% dos casos notificados de Dengue, redução de 59,9% dos casos de Chikungunya e redução de 30,2% dos casos de Zika em 2019.

Até o momento foram confirmados 10 óbitos por Dengue, com sete mortes em Feira de Santana, uma em Salvador, uma em Candeias e uma em Saubara.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Hipertensão ainda é a principal causa de morte materna no Brasil

  A hipertensão continua sendo uma das principais causas de...

Incêndio em plataforma da Petrobras deixa 11 feridos

  Um incêndio com explosão em uma plataforma da Petrobras,...

Velório do papa Francisco terá duração de 9 dias; entenda

  O papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), buscou...

Bahia x Ceará: veja onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo

  Bahia e Ceará se enfrentam nesta segunda-feira (21), na...