Candeias: COMPIR reúne poder público e sociedade civil para fortalecer debates sobre igualdade racial

Date:

 

Cerca de 90 participantes, entre representantes do poder público, movimentos sociais, lideranças comunitárias e sociedade civil, se reuniram nesta sexta-feira, dia 18, para debater políticas públicas voltadas para a equidade racial, na 1ª Conferência Municipal de Igualdade Racial (COMPIR).

A cerimônia realizada pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMID), aconteceu no auditório da Escola Municipal Julieta Viana, e refletiu o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

A secretária da pasta, Ana Paim, ressaltou a importância da conferência para a construção de uma Candeias mais inclusiva. “A gente não precisa estar aqui para falar sobre racismo e as dores que ele faz, porque é real, ele existe, e quem sabe somos nós. Estamos aqui hoje para pensar, a partir de agora, como podemos fazer diferença, sendo efetivos, de fato, discutindo reparação racial e colocando em prática aquilo que temos como missão para que Candeias e toda a Bahia possam ser diferentes”, disse.

O espaço, que reafirma o protagonismo de Candeias na luta pela igualdade racial, em um momento em que o país debate caminhos para a reparação histórica e a justiça social, discutiu três eixos temáticos, que também foram utilizados para elaborar o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, sendo eles: Democracia, Justiça Racial e Reparação.

Presente no evento, o prefeito Eriton Ramos destacou a necessidade de ações como esta para que as gerações futuras possam colher frutos. “Tem dores que são irreparáveis, mas aquilo que nos compete, vamos buscar reparação tanto no presente e principalmente para as gerações futuras. A luta é antiga, mas é partir de discussões como essa que podemos refletir como as políticas públicas serão aplicadas de forma efetiva para que as gerações futuras possam colher frutos”, ressaltou o gestor.

Ao final dos trabalhos, foram apresentadas propostas de acordo com os eixos temáticos, e a eleição de três delegados e seus respectivos suplentes, que representarão o município na IV Conferência Estadual, marcada para os dias 20 a 22 de agosto, em Salvador.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Fora de casa, Bahia arranca empate com o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro

  O Bahia começou perdendo, mas reagiu e arrancou o...

Prazo de inscrição para o 1° Enamed é estendido até 30 de julho

  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio...

Bolsa atinge menor nível em três meses com receio de ofensiva de Trump

  O dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF)...

Setores brasileiros já sofrem com tarifaço de Trump antes mesmo da vigência

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...