Candeias: Conselho de Segurança debate Ronda Escolar e reforço de policiamento na Central de Abastecimento

Date:

 

A reunião mensal do Conselho Municipal Comunitário de Segurança Pública de Candeias debateu, nesta quarta-feira, 30, no auditório do Sindiquímica, temas que estão transtornando o dia-a-dia dos moradores da cidade com a onda de violência e criminalidade e pediu o reforço da Ronda Escolar e mais policiamento na Central de Abastecimento, palco nos últimos dias de assassinatos e tentativas de morte.

Durante 2h30min, representantes de entidades e órgãos envolvidos na Segurança Pública, como o presidente do Conselho, Rogério Amorim, o major Paulo César Nunes, comandante da 10ª CIPM – Companhia Independente da Polícia Militar, o capitão Sílvio Rosário, subcomandante da 10ª CIPM, hoje apresentado apesar de já estar trabalhando, o subsecretário de Educação, Professor Val, Ana Paula Cordeiro, a presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, representantes de entidades e populares abordaram a violência e a criminalidade na cidade, tema, inclusive, de uma Audiência Pública na terça, 29, na Câmara Municipal de Candeias, de autoria do vereador Arnaldo Araújo, do PSDB.

Ausência, mais uma vez, de um representante da 20ª Delegacia Territorial de Candeias.

O presidente do Conselho, Rogério Amorim, agradeceu a expressiva participação da comunidade na reunião aberta ao público e destacou a preocupação dos cidadãos e comerciantes com assaltos e roubos às lojas, candeenses, clientes e visitantes, e, nos últimos dias, assassinatos, no que foi ratificado pelo lojista Eduardo lembrando a necessidade da prevenção tão importante quanto a repressão.

A professora Valdelice Lisboa citou o abandono do Colégio Polivalente, no Malembá, que é de responsabilidade do Governo da Bahia, principalmente nas instalações físicas, o que tem facilitado ações de meliantes e pediu a ampliação das ações da Ronda Escolar no município. O vice-presidente do Conselho, Professor João Paulo, lembrou as investidas que foram feitas para transformar o Polivalente num Colégio Militar, mas que ações individuais têm prejudicado o desejo da comunidade. Mas que ainda espera essa mudança.

O concessionário da Central de Abastecimento, Denílson Carvalho, pediu providências urgentes para melhorar o policiamento no local que vem sofrendo com a perda de clientes em razão dos acontecimentos delituosos e criminosos, agravados nos últimos dias com mortes e agressões físicas.

O professor Val, subsecretário de municipal de Educação, destacou que, além da escola é preciso integrar a família nessa campanha para reduzir os índices de violência e que algumas unidades escolares de Candeias já estão usando o horário contrário para ministrar aulas, inclusive, de capoeira e outras atividades sociais e recreativas, e que a Secretaria está aberta a comunidade para ouvir sugestões no sentido de colaborar para que o futuro da juventude não seja comprometido.

O tenente Agnaldo se disse orgulhoso de ver a presença de pessoas tão representativas da comunidade na reunião, pois como um dos idealizadores e fundadores do Conselho de Segurança, ouviu que, ele como outros, eram sonhadores. E reclamou da poluição sonora na cidade, especialmente, em um bar na Nova Brasília, já de conhecimento da maioria, e de carros de som aos fins de semana, onde vive, na Rua 13 de Maio, cujos proprietários, que não respeitam ninguém nem a Lei, e ainda desdenham de moradores.

O representante da Igreja Católica, Jucimar Setúbal, falou da importância da conscientização de todos e reconheceu a ausência da Igreja nessa luta que é de todos e que não se pode abandonar a sociedade à própria sorte. Que poderiam todos, a partir da agora, inclusive o Conselho, contar com essa participação.

Ao falar, o comandante da 10ª CIPM, major Paulo César, ratificou as ações que empreende juntamente com os demais integrantes da PM sem deixar de frisar as dificuldades que as sociedades baiana e brasileira enfrentam, reconheceu limites de efetivo e instrumentos, embora seja um dos maiores de Companhias  cm a peculiaridade de atender 4 cidades (Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé) o que não impede a aplicação das medidas, e pediu ajuda e apoio dos candeenses porque essa não é uma luta apenas da PM, Polícia Civil ou órgãos da segurança, mas de todos.

A próxima reunião vai ser realizada no dia 27/09, a partir das 9h da manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Prefeito Pitágoras destaca ações sociais durante visita a Fundação Dr. Jesus a convite do Dep. Isidório

  prefeito de Candeias, Dr Pitágoras esteve na manhã desta...

Mega-Sena e Timemania podem pagar hoje R$ 66,8 milhões

  O concurso 2.800, da Mega-Sena, a ser sorteado nesta terça-feira,...

Bahia tem 29% de chances de disputar a Libertadores em 2025, diz UFMG

  O Bahia somou mais um ponto no empate em...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

  A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (26) a...