O prefeito de Candeias, Drº Pitágoras Ibiapina (PP), deve apresentar na manhã desta quinta-feira (1º), como novo chefe de Gabinete, Ivan Palma, 63 anos, que foi ligado ao grupo dos Magalhães nas últimas eleições.
Palma vai assumir o lugar deixado pela vereadora Marivalda da Silva (PT), que assumiu uma cadeira na Câmara graças à saída do vereador Valdir Cruz para a Secretaria de Serviços Públicos do município. Ivan Palma já foi secretário tanto na gestão de Tonha quanto de Amiga Jú, quando assumiu as pastas de administração e planejamento, respectivamente.
O provável secretário conversou com nossa reportagem sobre diversos assuntos voltados a sua nomeação no governo de Pitágoras e não vacilou em responder as perguntas. Sobre a ligação com os Magalhães, Ivan foi taxativo ao dizer que ele é um profissional e que vai assumir uma pasta para colocar em prática todo seu conhecimento de homem público e, quer ser reconhecido por isso.
“Sou amigo da ex-prefeita Tonha, mas sou profissional. Se alguém tiver pensando que estarei assumindo uma pasta para fazer politica estão enganados. Tenho respeito pelas pessoas, pela minha família e jamais você irá ouvir dizer que fiz conspirações ou algo do tipo. Fui vereador do município apoiando Tonha, mas criticava as coisas que estavam erradas na administração”, lembrou Ivan.
Perguntado ainda qual seria a função desempenhada no governo, Palma disse que será a pessoa de ligação entre o prefeito e os outros secretários. Nesse contexto, o mesmo informou que também será um avaliador da administração ao que tange as questões dos problemas enfrentados pelos secretários e resolução dos mesmos, além de analisar uma possível reforma administrativa.
“Tudo isso é oficio da função! Não estou indo para ser a palmatoria do mundo, mas ajudar o prefeito a melhorar todos os aspectos da cidade, já que ele (Pitágoras) está muito preocupado em fazer uma gestão de qualidade e que traga bem estar aos munícipes da cidade”.
O futuro secretário disse ainda que, o fato de assumir um cargo político sempre gera muitas especulações e muitas inverdades também. “Recebi o convite do próprio Pitágoras e acredito que ele foi corajoso por isso. Não olhou questões partidárias, mas buscou um profissional que poderia ajudar no seu governo. Não sou filiado a partido nenhum, tenho minha empresa de consultoria pública e tenho como ajudar minha cidade. Sou daqui, conheço os problemas daqui e minha única intenção é ajudar”, frisou.
Ivan recriminou o estereótipo de ser considerada uma pessoa “boçal”. Disse que o equívoco está muito ligado à questão racial. “Sou negro e muitas pessoas estranhavam a forma como me vestia, pois acreditavam que o negro não poderia vestir-se bem, de falar de igual para igual com qualquer autoridade, enfim, mas quem me conhece sabe que sou uma pessoa comum, que busquei nos estudos uma ascensão social e meu comportamento é fruto de uma boa educação que tive ao longo da vida”, encerrou.