Candeias: Lei cria Conselho Municipal de Turismo

Date:

 

O prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina sancionou a Lei nº 1011/2017, que dispõe sobre a Criação do Conselho Municipal de Turismo – COMTUCAN, e o Fundo Municipal de Turismo de Candeias.

O turismo é uma atividade essencial para o desenvolvimento social, econômico e cultural dos municípios. No caso de Candeias, o destaque maior é para o Turismo Religioso, com Santuário Nossa Senhora das Candeias e da Fonte dos Milagres, que recebem romeiros o ano inteiro que visitam a cidade com o intuito de fazer promessas ou agradecer pelas graças alcançadas. Mas, Candeias, ainda apresenta um forte potencial para os Turismos Cultural e Turismo de Sol e Mar, nos distritos de Caboto e Passé, além da rica culinária existente, que pode despertar o Turismo Gastronômico.

No entanto, para que o fenômeno turístico seja consolidado, juntamente com o trade turístico, que ofereça todo suporte de infraestrutura e de lazer aos turistas e visitantes, a gestão pública entende que é necessário primeiramente investir na institucionalização do Turismo, com a constituição do Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo, sendo este um dos principais mecanismos de financiamento dos projetos, programas e ações previstos.

Vale ressaltar que a institucionalização do turismo que vem sendo implantada no Município está em consonância com o que rege as políticas públicas de Turismo, a nível federal e estadual, por intermédio do Ministério do Turismo e Secretaria de Estado do Turismo da Bahia, respectivamente.

O município de Candeias integra o Mapa do Turismo da Bahia. Este programa advém do Mapa do Turismo Brasileiro, pertencente ao Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, que tem por objetivo a gestão, estruturação e promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada, com a utilização de políticas públicas de turismo mais efetivas.

Para o prefeito Dr. Pitagoras, a institucionalização do turismo é o primeiro passo para que ações continuadas aconteçam. É preciso capacitar pessoas e representantes de hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do Município, para atuarem diretamente na área, bem como outros atores sociais que já vêm atuando, mesmo que de forma indireta.

O pecretário de Cultura e Turismo, Cássio Vinícius, fortalece o que foi pontuado pelo prefeito, informando que a Gestão pretende promover um turismo integrado e sustentável, principalmente com a reforma do Museu Wanderley Araújo Pinho, que visa integrar o turismo às seguintes áreas: educação, cultura, meio ambiente, religiosidade, e aos demais atrativos turísticos existentes na cidade.

Com a Lei sancionada, o próximo passo é investir na estruturação do Conselho, com a eleição para escolha dos membros e regulamento de funcionamento, bem como na implantação do Fundo de Turismo, que garantirá a execução das atividades, programas, projetos e ações.

A lei foi publicado do Diário Oficial do Município e pode ser acessada no link: http://doem.org.br/ba/candeias?dt=2017-06-19

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Três homens são mortos em Candeias enquanto voltavam do trabalho

  Um caso de triplo homicídio foi registrado na noite...

Após pendências, Lucho Rodríguez volta a Salvador para ser anunciado pelo Bahia

  A novela "Lucho Rodríguez" está em seu capítulo final....

Candeias: Motociclistas pedem mais segurança contra roubo e furto de moto

  Os motociclistas de Candeias realizaram uma manifestação na tarde...

Salvador: SIMM e SIMM Mulher têm mais 80 vagas nesta sexta, 26

  O SIMM (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de...