No primeiro dia já foi possível perceber um isolamento maior, e diz que taxa chegou na mais alta até então, de 54,4% a adesão da população ao lockdown no município. No centro comercial da cidade, que vai da rodoviária e liga a Avenida Antônio Paterson à Dois de Fevereiro, a movimentação de pessoas era de 20% do total, se comparado aos dias comuns, mesmos sem o funcionamento do comércio não essencial e com o toque de recolher.
De acordo com o comandante da PM, Major Washington Eurico, toda cidade permaneceu sob controle durante o dia. “Acompanhamos as equipes de fiscalização em diversos bairros e vimos uma movimentação controlada nesses lugares, com a população respeitando o decreto”, afirmou ele. A prefeitura decidiu, junto à Secretaria de Saúde Municipal pelo lockdown como medida mais restritiva para o isolamento social. O objetivo é diminuir ainda mais a taxa de contaminação pelo coronavírus no município e atingir o ideal de 60% de isolamento.
Foram feitas 15 abordagens a estabelecimentos de serviços essenciais para orientações; pessoas foram abordadas para orientações da importância da permanência em suas casas, porém, a maioria, estavam indo a mercadinhos e farmácias. Todos os bairros e distritos foram alcançados no primeiro dia de operações. As barreiras de ferro (disciplinadoras), foram colocados na entrada principal da cidade, próxima à Praça Irmã Dulce; no Trevo do Petróleo, na Rodovia BA, no acesso entre Candeias e Madre de Deus, no bairro de Nova Brasília; próxima ao banco Itaú e ao bar Apolo XI. As barreiras são fiscalizadas com o apoio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).