Ao menos 46 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foram registrados no primeiro semestre deste ano no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, de acordo com os dados obtidos na 20ª Delegacia Territorial de Candeias. O número de inquéritos finalizados, segundo o delegado titular Marcos Laranjeira, chega a 20 casos. “No primeiro semestre, tivemos 46 CVLI. Porém 20 inquéritos foram relatados com as suas autorias definidas e remetidas para a Vara Crime da Comarca de Candeias com autores já elucidados e prisões preventivas decretadas. Os demais estão em trâmite e as representações de cautelares, de prisões preventivas estão em andamento. Estamos dando uma resposta à altura na quantidade de homicídios que estão ocorrendo no município”, afirmou Marcos Laranjeira, em entrevista a Rádio Baiana FM, durante a solenidade de inauguração da sede da Defensoria Pública.
A disputa pelo tráfico de drogas, conforme o delegado, é o principal fator que contribui para o número de homicídios. “Estamos imbuídos de minimizar, de reduzir ao máximo o tráfico de drogas porque sabemos que o tráfico fomenta outros crimes como homicídio e roubo”, aponta o delegado.
De acordo com o comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (10ª CIPM), major José Luís Ventura, o trabalho realizado pelo serviço de inteligência e a tecnologia têm auxiliado nas ações de combate ao tráfico de drogas. “Nós também trabalhamos em cima da mancha criminal e do nosso serviço de inteligência. A tecnologia sempre é importante. Temos o nosso WhatsApp denúncia onde colhemos informações da comunidade também por isso é interessante. Investigamos cada informação. Cada informação mandada para o nosso WhatsApp é investigada, apurada e tentamos dar uma resposta ante aquela demanda”, ressaltou o major.
Ele destacou ainda que a 10ª CIPM está focada na captura dos criminosos ligados ao tráfico. “Nós trabalhamos em cima da inteligência. Temos alguns alvos que não vou citar o nome por questão de investigação da Polícia Civil. Temos algumas pessoas que estão na nossa mira. Os policiais já estão em alerta, orientados também, bem como algumas pessoas com mandado em aberto. Vamos trabalhar em cima da captura desses elementos”, finalizou.