O prefeito do município de Candeias, Drº Pitágoras (PP), utilizando, não somente as habilidades médicas, mas tomado pela sensibilidade que vários pacientes do município vinham sofrendo com o problema da regulação quando se fazia necessária à utilização de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), abriu caminho para resolver de vez esse problema.
O alcaide abriu, nesta sexta-feira (3), credenciamento para serviços de leitos de UTI Neo Natal, UTI Pediátrica e UTI Adulto, além dos exames especializados de média e alta complexidade, a exemplo de Ressonância Magnética, Tomografia, Densitometria Óssea, Cintilografia Óssea e do Miocárdio. O credenciamento será seguido pela mesma tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Após os hospitais e clínicas particulares que – atendam as especialidades exigidas em edital – se “inscreverem”, o paciente de Candeias não irá precisar passar pelo doloroso sistema da regulação estadual para ser atendido.
O próprio município irá encaminhar o paciente para a unidade de saúde credenciada e, com isso, irá garantir um atendimento rápido e eficaz na preservação da vida humana.Nossa reportagem perguntou ao prefeito como ficaria a questão dos custos para o município, o alcaide respondeu com outra pergunta: “E quanto vale uma vida? Ela não tem preço!”, se emocionou.
Pitágoras disse ainda que, mesmo atuando como gestor municipal sua profissão é médico e por isso garante que nenhum valor em dinheiro é maior que a vida. “Eu sei o que é acompanhar uma pessoa esperando uma regulação por meses e, no final vim a óbito por não encontrar vagas. Não sou prefeito para ficar rico, sou prefeito para cuidar de pessoas e, por isso mobilizei toda minha equipe de saúde para lança esse edital e livrar os pacientes de Candeias desse sofrimento”, encerrou.