Candeias: Professores recebem treinamento para melhor atender alunos autistas do município

Date:

 

A Prefeitura de Candeias, por meio das secretarias de Educação e Saúde, continua avançando no preparo e acolhimento para pessoas autistas que utilizam a rede municipal de ensino. Na tarde desta segunda-feira (24), professores e auxiliares de classe que trabalham diretamente com autistas passaram por mais uma formação sobre o tema.

O encontro foi acompanhado de perto pela primeira dama da cidade, Tarcila Ramos, que desde o início do ano vem abraçando a causa e buscando meios para ajudar não só o autista, mas também os familiares do público-alvo.

No auditório do Julieta Viana, ocorreu mais uma edição do Programa de Intervenção Escolar, cujo objetivo é apresentar todas as nuances referentes ao público autista para profissionais da educação. Na oportunidade, a ação foi mediada pelo Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, CRE-TEA, que trouxe como palestrante Luciana Guerreiro, que é Autista, psicopedagoga, empresária e escritora.

Os profissionais da educação tiveram a oportunidade de ouvir de uma pessoa autista tudo o que acontece em sala de aula na perspectiva do próprio aluno autista. “Os autistas pensam em velocidade diferente, eles podem ser o que eles quiserem. Compreender essa diferença é a chave para que todos os conflitos acabem dentro do ambiente escolar”, explicou Luciana.

Vinícius Neiva, que é psicólogo do CRE-TEA apresentou uma série de elementos que facilitaram a melhor compreensão de como funciona o sistema neurológico dos autistas. “Às vezes, para você entender melhor o autista, você precisa ir à casa dele, pois ele vai muito pelo que o outro faz. O comportamento em casa não é o mais adequado, isso deve se refletir também nas escolas”, explicou.

O secretário da Seduc, Gilvanei Pereira, utilizou a fala e disse que o prefeito Eriton pediu prioridades nas ações voltadas para o público dos autistas. “É uma missão dada pelo nosso prefeito que é cuidar das pessoas. Por isso trouxemos vocês aqui para que juntos podermos oferecer todo o acolhimento possível aos autistas que estudam em nossas unidades”, disse.

Além dos citados, a ação contou com a presença da subsecretária de Saúde, Talita Ramalho; da Defensora Pública, Paula Faskomy; do superintendente da Educação, Haroldo Barbosa.

O programa deve ter mais uma edição no início de abril, quando outros professores também devem receber a formação do CRE-TEA no município.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Ana Furtado celebra sete anos de superação do câncer de mama

  Ana Furtado emocionou seus seguidores ao compartilhar um relato...

Não há brasileiros entre as vítimas do terremoto na Ásia, diz governo

  O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu a Ásia,...

Vietnã vai comprar carne brasileira pela 1ª vez, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou...

Lucas Arcanjo renova contrato com o Vitória até o fim de 2028

  O Esporte Clube Vitória renovou, nesta sexta-feira (28), o...