Candeias: Projeto Guardiões das Águas apresenta plano de ação para 2º ciclo

Date:

 

Na manhã desta sexta-feira, 30 de maio, os secretários e representantes da Seduc, Seman, Sesur, Agricultura, Obras e Gabinete receberam, no Paço Municipal, os representantes das entidades que compõem o Projeto Guardiões das Águas, para conhecer as metas alcançadas durante o 1º ciclo, bem como o plano de ação para a 2ª parte do projeto.

Durante a reunião, o gerente de mananciais e segurança de barragens da Embasa, Evanildo Lima, apresentou os resultados do 1º ciclo do projeto, concluído em 2023, e mapeou áreas prioritárias e envolveu as comunidades da Petecaba e do Assentamento União. Nessas comunidades, foram realizadas oficinas de educação ambiental, plantio de mudas, cercamentos, dentre outras ações.

Além disso, Evanildo detalhou o 2º ciclo, cujo objetivo é melhorar a qualidade e disponibilidade de água dos mananciais usados no abastecimento humano nas bacias hidrográficas dos rios Joanes e Jacuípe. Isso será feito por meio da recuperação de 100 nascentes e de 50 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) de margens de rios, da manutenção de 100 hectares de áreas naturais de APP em processo de recuperação ambiental, entre outras ações de educação ambiental até 2028.

“Nosso município é um território rico em recursos hídricos. Precisamos preservar e recuperar aquilo que perdemos. Candeias tem muitas nascentes, muitos produtores e o diferencial desse projeto é justamente a aproximação com os agricultores e comunidades rurais”, disse a coordenadora da SESUR, Maiara Pereira.

Além dos citados, estiveram presentes os secretários Gilvanei Pereira (SEDUC), Alan Cássio (SEMAN), Ivan do Prateado (Agricultura e Pesca), Joelma Aneide (Chefe de Gabinete), e representantes da Embasa, da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, do Comitê de Gestão Ambiental e das áreas beneficiadas pelo projeto.

Projeto Guardiões das Águas

O Projeto Guardiões das Águas é executado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), tendo como parceiros a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o apoio da Prefeitura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Jerônimo afirma que Candeias seguirá na rota dos investimentos do Governo da Bahia

  Segundo Jerônimo, o resultado das urnas definiu o novo...

Após 25 anos, Museu Wanderley Pinho reabre e passa a fazer parte de roteiros náuticos e culturais da Bahia

O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho foi reaberto nesta...

Credenciamento de veículos de moradores para acesso às áreas do Carnaval encerra nesta segunda-feira

  O prazo para que moradores de áreas próximas aos...

Anvisa determina recolhimento de tônico capilar com minoxidil e suspende venda de produtos irregulares

  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o...