A Plenária do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Metropolitano de Salvador foi realizada na Câmara Municipal de Candeias e no Centro de Formação de Professores e participaram os treze Municípios, e visa discutir a Agricultura Familiar, bem como a cultura, educação, economia solidária, trabalho, emprego e renda, planejamento territorial e outras temáticas, associadas à zona rural e a periurbana.
Importante salientar que os vinte e sete territórios de identidade que constituem o estado da Bahia apresentam colegiados territoriais, e esse modelo adotado pelo estado se constitui como elemento primordial para consolidação de políticas destinadas às regiões rurais e periurbanas.
A reunião realizada em Candeias teve a participação de representantes de diferentes secretarias do Estado e do Município, onde se discutiu a importância da política pública para o desenvolvimento territorial e a reorganização das Câmaras Temáticas do território.
Por fim, vale frisar que no ano de 2018 ocorreram as eleições para a nova composição do Codeter do Metropolitano de Salvador. EM Maio foi eleito, pela sociedade civil, Paulo Roberto, Presidente do Sindicato Rural de Candeias, como coordenador do Núcleo Diretivo do Colegiado, enquanto Luiza Régis, servidora da Secretaria de Educação de Candeias, foi eleita representante dos órgãos públicos, tendo como suplente, a servidora da Secretaria de Meio Ambiente de Candeias, Edmara Santos.
Fonte: Assessoria Seduc/Secult