O secretário de Educação de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, Cássio Vinicius, abriu uma sindicância nesta segunda-feira (4), para apurar um caso de polícia que foi a realização de uma “rinha de canto de pássaros” no Colégio Municipal Yeda Barradas, no bairro da Urbis I, ocorrida neste domingo (3).
De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Município (DOM), a abertura da Comissão de Sindicância tem como objetivo instaurar, apurar e responsabilizar os culpados, caso seja comprovado o fato. Farão parte da comissão de apuração e elucidação do fato Rosanilda Maria Pereira (Presidente), Suane Pereira dos Anjos (Membro) e Roseane Silva de Souza Pires (Membro).
Cássio ressalta no documento que as atividades permitidas no interior das escolas devem ser estritamente educacionais, recreativas ou esportivas. Atividades essas acordadas com a Secretaria de Educação.
Ainda de acordo o documento, o prazo da conclusão da sindicância deve ser de 30 dias podendo ser prorrogado por igual período. Casos os envolvidos sejam considerados culpados, os mesmos irão responder processo administrativo.
Entenda o Caso
Policiais da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), prendeu em flagrante, 43 pessoas neste domingo (3), na cidade de Candeias, durante a realização de uma rinha de canto de pássaros. Na ação os agentes conseguiram resgatar cerca de 192 aves que estavam mantidas em cativeiro.
A operação aconteceu após uma denúncia anônima, informar à Central de Polícia, que estaria acontecendo a rinha no bairro Urbis 1. Ao chegar no evento, os agentes fizeram a abordagem, constataram a irregularidade e conduziram os envolvidos até a 20ª Delegacia Territorial (DT) de Candeias.