A 9ª Sessão Ordinária de 2023, na Câmara Municipal de Candeias, sob a presidência do vereador Valdir Cruz, foi marcada pela aprovação de pedidos de providência, uma declaração de utilidade pública da Associação do Artesãos, indicação de reforma da DEAM e segunda etapa do Anel Viário.
De autoria do vereador Robson Miranda (Robinho), indicação ao Governo do Estado solicitada a requalificação da estrutura da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), na Rua Duque de Caxias, no Bairro do Santo Antônio, assim como colocá-la em funcionamento as 24h de todos os dias. Ele justifica que o prédio onde está instalada a delegacia é antigo e dificulta o trabalho dos agentes policiais, assim como a melhoria beneficiaria a quem acorre pedindo ajuda.
A vereadora Tânia Batista pediu recuperação asfáltica, conserto de passeio e esgoto para a Rua Alto da Boa Vista, no Bairro do Malembá, o que traria melhores condições de vida aos moradores.


O vereador Pastor Adailton Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública a Astescan (Associação dos Artesãos de Candeias), de direito privado sem fins lucrativos. A entidade realiza um excelente trabalho na cidade e todos os anos promove feiras e reuniões dos profissionais, o que abrilhanta a arte e cultura candeenses.
O vereador Gil Soares pediu à Prefeitura a reforma e qualificação da praça, na antiga Estrada do Conselho nas proximidades da Maria Quitéria.
Já o vereador Luís Carlos Reis (Kal de Bené) solicitou à administração municipal a reforma e ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) Lucidalva de Oliveira, no Distrito de Menino Jesus.
A vereadora Rita Loira apresentou pedido de providência para construção de mureta de proteção na calçada que dá acesso à Estação Rodoviária, nas proximidades de um supermercado.
O vereador Diego Maia pediu o aumento da quantidade do número de conselheiros tutelares em Candeias passando dos 5 (cinco) para 10 (dez) em razão da importância do trabalho para crianças e adolescentes que, infelizmente, têm sido vítimas com expressivo aumento de agressões e maus tratos. Poderia também ser criado um segundo Conselho Tutelar.
Tribuna
Com anuência do Plenário, o presidente da Câmara Valdir Cruz, usou a Tribuna para pedir ao Governo do Estado a continuidade com a segunda etapa da obra do Anel Viário, na BA que liga Candeias a BR 324 no sentido à cidade de São Sebastião do Passé, o que ajudaria em muito a situação do tráfego na cidade ainda afogado com caminhões e carretas causando muitos transtornos aos moradores e aqueles que circulam no município.
Acrescentou que é uma obra aguardada e esperada por todos desde a conclusão da primeira fase, no que foi acompanhado por parte dos edis que se manifestaram em apoio aos argumentos de Valdir.
A nova obra evitaria também desgaste e prejuízo às ruas e BAs que cortam o município de Candeias, que são danificadas pelo excesso de peso dos caminhões com cargas pesadas.
Fonte: Assessoria Câmara




