As ruas do Centro de Candeias, voltaram a brilhar de verde e amarelo com o desfile da Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7), após dois anos de celebração presencial suspensa devido à pandemia de Covid-19. População e autoridades, como o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina, estiveram presentes na celebração da data magna no país, que completa 200 anos em 2022.
A cerimônia foi aberta na Praça Dr. Gualberto Fontes, com a recepção das autoridades, revista da tropa e hasteamento das bandeiras pelo próprio prefeito, pelo comandante do 10º CIPM, Major Marcio Souza, o presidente da câmara de vereadores Silvio Correia.
O evento, coordenado pela Secretaria de Educação – SEDUC, com o tema “As histórias que a História não contou”, foi embalado ao som das fanfarras. A comitiva do Prefeito Pitagoras Ibiapina seguiu em caminhada pela Rua 13 de Maio, em direção a Central de Abastecimento, circuito oficial do desfile.
Os alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar, aguardavam em concentração e deram início às apresentações. Segundo o capitão Diego Marques, este momento desperta o sentimento pátrio e cívico nos alunos. “É um sentimento que envolve tanto estudantes quanto os professores do colégio, da importância ordem, da disciplina e da família”, disse.
O estudante Guilherme Fernandes, de 8 anos, acompanhou com a família o ato cívico aos sons das alvoradas de fogos e dos hinos Nacional e Municipal. “Hoje é 7 de Setembro, Independência do Brasil, eu aprendi na minha escola. Eu estou feliz por estar aqui e ver o desfile”, expressou.

Com informações da Ascom – PMC. Fotografia: Marcos de Jesus.




