Entre os ajustes finais para o desfile para a Independência do Brasil na Bahia, o 2 de Julho, foi inaugurado na manhã de ontem com o Te Deum, a tradicional cerimônia religiosa realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. Nos últimos dias a Fundação Gregório de Mattos (FGM), ajustou detalhes da decoração, incluindo o pedestal da pira, do restaurador José Dirson, e a ornamentação do Caboclo e da Cabloca, do artista plástico João Marcelo Ribeiro.
“Este ano nós escolhemos para os Caboclos dois tons de azul e um branco. Sempre tentando trabalhar nas linhas da bandeira do Brasil e da Bahia. Colocamos o tecido de pelúcia, algumas pedrarias e fitas de seda, remetendo às baianas sambadeiras de samba de roda”, afirmou João Marcelo Ribeiro sobre sua inspiração.
Na cerimônia, a saída hoje do Caboclo e da Cabocla nos carros alegóricos acontece um dia após o acendimento do Fogo Simbólico na Praça General Labatut, em Pirajá. A Pira percorreu 11 cidades antes de chegar a Salvador, simbolizando a união do povo na luta pela independência do Brasil na Bahia.
Entre as demais atrações da celebração, ainda terão as fanfarras das Escolas Municipais Manoel Henrique Barradas, Teodoro Sampaio e Helena Magalhães participando do desfile. “Teremos fanfarras das escolas municipais e estaduais, filarmônicas, as instituições militares, grupos da sociedade civil como os escoteiros e o grupo cultural Guaranis, composto por indígenas de Itaparica”, conta George Vladimir, gerente de Promoção Cultural na FGM e coordenador geral do 2 de Julho.
“Para nós, os principais elementos do desfile cívico vão desde o hasteamento da bandeira na porta do memorial e a colocação das flores no monumento a General Labatut, até a participação de todas as autoridades”, comenta o coordenador.
Programação artística
Além do desfile, a celebração da data magna conta também com uma programação artística que acontece desde o último sábado (29) com a estreia do espetáculo ‘Ao Pé do Caboclo’ e deve seguir até o dia 14 deste mês.
Nesta segunda-feira (1º) houve o show do Cortejo Afro no Palco Largo de Pirajá. Durante esta semana, estão programados ainda a apresentação do Coral da Cidade do Salvador na quarta-feira (3) e o show de Mariene de Castro na quinta-feira (4), ambos no Campo Grande. Na sexta-feira (5) o tradicional Samba do Cabloco acontece no Largo da Lapinha.