China, Japão e Coreia do Sul avançam em acordo de livre comércio

Date:

 

China, Japão e Coreia do Sul anunciaram que acelerarão as negociações para um acordo trilateral de livre comércio e reforçarão a cooperação diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos. Os ministros da Indústria e Comércio dos três países se reuniram em Seul após as medidas protecionistas de Donald Trump, que impactam setores como veículos, caminhões e autopeças. Durante o encontro, eles concordaram em criar um ambiente previsível para negócios e investimentos.

A reunião foi a primeira desse nível entre os três países em cinco anos. Coreia do Sul e Japão, grandes exportadores de automóveis, e a China, afetada pelas tarifas sobre produtos agrícolas, aço e alumínio, defenderam uma resposta conjunta aos desafios globais. Os ministros também discutiram a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) e o fortalecimento da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP), que inclui a China e outros 14 países asiáticos.

Trump anunciou novas tarifas comerciais a partir de 2 de abril, mas indicou possibilidade de flexibilização. O governo chinês alertou que o protecionismo e o unilateralismo aumentam a incerteza no comércio global. Diante desse cenário, os ministros de Seul, Pequim e Tóquio reforçaram o compromisso com o livre comércio e a estabilidade econômica na região.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Beneficiários dos distritos fazem fila para garantir o ticket da Semana Santa

  Moradores dos distritos de Candeias que são cadastrados em...

Mega-Sena acumula e prêmio do próximo sorteio é estimado em R$ 60 milhões

  Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.848 da...

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, anuncia Banco Central

  O Banco Central (BC) anunciou a implementação de novas...

Skate define nova idade mínima e impede participação de crianças nas Olimpíadas

  A World Skate anunciou uma mudança na idade mínima...