Dez a cada nove feminicídios cometidos na Bahia têm como autor o companheiro da vítima. O número foi apontado no infográfico Feminicídios na Bahia, apresentado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com o levantamento, 92,6% dos crimes foram cometidos por companheiros ou ex-companheiros e namorados das mulheres.
Os dados foram coletados a partir de Boletins de Ocorrência (BO), registrados pela Polícia Civil (PC). Ao todo, foram registrados 672 feminicídios no estado entre 2017 e 2023. É como se a cada três dias uma mulher fosse vítima de feminicídio no estado. Em média, houve um crescimento 7,6% ao ano nos registros deste tipo de crime.
A pesquisa ainda apontou que o perfil da maior parte das vítimas era de mulheres entre 30 e 49 anos, negras e não-solteiras. O principal local dos crimes foi o domicílio delas, representando 80% dos registros. Quanto ao objeto utilizado, a maioria dos crimes foi cometido com um arma branca (46,6%), armas de fogo (28,5%) e objetos contundentes (8,0%).