Congresso aprova exame toxicológico obrigatório para novos motoristas

Date:

 

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (29) a obrigatoriedade do exame toxicológico para quem busca a primeira habilitação nas categorias A e B, destinadas a condutores de motos e carros. A medida faz parte do projeto de lei 3.965/21 e aguarda agora a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A partir da sanção da lei, só poderá obter a permissão para dirigir — conhecida como CNH provisória — quem apresentar resultado negativo no exame toxicológico. O teste detecta o uso de substâncias psicoativas como:

  • Anfetaminas
  • Maconha (THC)
  • Cocaína
  • Opiáceos

A janela de detecção mínima será de 90 dias, e os exames deverão ser realizados em clínicas credenciadas. Caso o próprio Detran deseje realizar os exames, deverá manter um espaço físico exclusivo para isso.

O resultado será confidencial, e não há previsão de penalidades para candidatos que tiverem resultado positivo — apenas a negativa da concessão da CNH.

O texto também fortalece o programa CNH Social, que oferece habilitação gratuita a pessoas de baixa renda. A partir de agora, recursos de multas de trânsito serão usados para financiar o programa, exclusivo para inscritos no CadÚnico.

Além disso, o projeto torna obrigatória em todo o país a aceitação de contratos 100% digitais na transferência de veículos. A medida uniformiza o procedimento nos Detrans estaduais e do Distrito Federal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Ceni celebra penta e diz que maior sonho é o Bahia ganhar um nacional

  O técnico Rogério Ceni ganhou um banho de gelo...

Bahia volta a golear e se torna o 1° pentacampeão da Copa do Nordeste

  O Bahia se tornou o primeiro clube ao conquistar...

Eclipse lunar vai ser neste fim de semana

  O Eclipse Lunar Total de 07 setembro de 2025...

Polícia de Portugal confirma nacionalidade dos 16 mortos em acidente de bondinho

  A polícia de Portugal confirmou nesta sexta-feira (5) as...