O prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina prorrogou a quarentena do município até o dia 31 de maio. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial do Município. Com a decisão, permanecem autorizados a funcionar apenas os serviços essenciais. Segundo o documento, a ampliação do isolamento se deve ao aumento do número de casos em razão do coronavírus.
Apenas farmácias, supermercados, mercearias, padarias, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, funerárias, serviços de urgência e emergência, emergências veterinárias, laboratórios e clínicas foram excluídas do decreto. Na nova determinação, os restaurantes, lanchonetes e pizzarias poderão funcionar apenas com o serviço de entrega (delivery).
As determinações são válidas para o fechamento de estabelecimentos comerciais como academias, bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e casas de shows. A medida prevê ainda a suspensão de eventos públicos e privados com participação acima de 50 pessoas.
“Fica suspensa até 31 de maio de 2020, podendo ser prorrogada caso haja mudança do cenário epidemiológico que justifique tal medida, com possibilidade de revisão a qualquer tempo, a realização de eventos presenciais privados, com ou sem fins lucrativos, bem como aqueles realizados por órgãos ou entidades da Administração Pública direta e/ou indireta, que impliquem em aglomerações de pessoas, exceto celebrações, missas e cultos religiosos, cujo público não poderá ser igual ou superior a 50 (cinquenta) pessoas, devendo se respeitado o distanciamento mínimo de 02 (dois) metros entre as pessoas, sendo imprescindível a observância e o cumprimento dos protocolos de segurança e higiene criados e adotados para combate ao novo coronavírus”, afirma o documento.
A Central de Abastecimento funcionará apenas para a venda de produtos alimentícios. O horário de funcionamento não foi alterado.