Depois de cair 4,71% na semana passada ante o real, o dólar teve valorização de 2,4% na primeira sessão da semana. A divisa dos Estados Unidos fechou esta segunda-feira (7) sendo negociada a R$ 5,173. Na bolsa de valores B3, o índice Ibovespa recuou 2,38%, indo aos 115.342,4 pontos. Nos dois casos, os investidores acompanham com cautela as informações econômicas vindas da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com a CNN Brasil, o mercado espera tanto o desfecho da tramitação do orçamento e a forma de pagamento do auxílio em R$ 600 como as especulações sobre quem ocupará o ministério da Fazenda, que deve voltar a ser desmembrado do Planejamento. Antes do segundo turno, no último domingo de outubro (30), o nome do banqueiro e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se apresentava como favorito, mas o cenário atual tem mais cotados.
Os temores dos investidores é que o ministério seja assumido por um nome com maior flexibilidade das regras fiscais do país. A semana pode ter ainda mais “mau humor” dos mercados com a divulgação de dados de inflação dos EUA e pronunciamentos previstos de dirigentes do Federal Reserve, a autoridade monetária local.




