A Prefeitura de Candeias iniciou na última sexta-feira (01.março), o monitoramento de imóveis e terrenos com possíveis focos de dengue na cidade de Candeias com a utilização de drones. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente.
Nesta primeira operação, o drone sobrevoou o bairro da Urbis 2 e Centro. As imagens capturadas pelo equipamento serão analisadas pelos agentes de endemias para conseguir identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.
Para o secretário da SESAU, Marcelo Cerqueira, o momento é de unir esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.
“Estamos realizando uma força-tarefa para combater e evitar que tenha um aumento do número de casos no município, iniciou o mutirão na Urbis ll, em parceria com a SESP, e vamos também para outros bairros da cidade, contando também com mais esse reforço da tecnologia, que são equipamentos que conseguem mostrar uma visão panorâmica e ajudam a mapear possíveis focos em locais de difícil acesso”, concluiu.
Força Tarefa
Visando diminuir a proliferação da doença no município e eliminar possíveis focos de infestação nos bairros da cidade, a Prefeitura tem realizado ações contínuas de combate as arboviroses, atuando em diversos pontos da cidade, com mobilização nas Escolas Municipais, imóveis abandonados, canteiro de obras, ferros velhos, borracharias, cemitérios e aplicações perifocal nos PE (Pontos Estratégicos).
Além disso, em mais um importante passo para o enfrentamento das arboviroses e o aumento da cobertura vacinal no município, foi iniciada a campanha de vacinação contra a dengue nas Escolas Municipais da sede e distritos.