A ex-cantora da Banda Eva e atriz, Emanuelle Araujo, se posicionou sobre a discussão em torno da mudança de letra feita por Claudia Leitte, em um dos seus sucessos, a música ‘Cata Caranguejo’. Claudia Leitte foi criticada por substituir o nome da orixá ‘Iemanjá’, por ‘Yeshuá’.
Em entrevista ao Portal A TARDE, Emanuelle afirmou que o “assunto é extremamente sério” e vai “além da palavra polêmica”. “Nós, artistas brancos, precisamos ter muito cuidado. Precisamos entender que a gente serve a uma música que tem uma ancestralidade muito forte e que precisa existir um respeito e, muitas vezes, sem condenar ninguém. A gente precisa aprender a ouvir mais, se educar mais”, explicou Emanuelle, sem citar o nome de Claudia.
A disse também que acredita que a situação envolvendo Leitte é necessária para “que a gente possa pensar muito sobre isso e principalmente as pessoas brancas”.
“Honestamente, a minha cultura diante disso é cada vez ouvir mais os meus irmãos que tem lugar de fala, que tem competência e que tem, de fato, propriedade pra me ensinar. Colocar mais o nosso pé no chão, ouvir e entender que essa pauta é muito mais profunda do que uma polêmica”, declarou a ex-Banda Eva.
Por fim, ela disse que objetivo de toda a discussão é “entender que a gente vem de um país miscigenado, de uma Bahia majoritariamente preta e de um estado que vem de uma cultura muito forte”. “E aí eu falo, me incluindo, sem condenar, dizendo que eu acho que nós todos precisamos ter uma visão mais profunda e mais respeitosa sobre alguns assuntos, com nossos ouvidos de aprender”, concluiu.