Enchente no Texas deixa 24 mortos e dezenas de desaparecidos; 23 meninas sumiram em acampamento

Date:

Pelo menos 24 pessoas morreram e dezenas seguem desaparecidas após uma forte enchente atingir a região do Rio Guadalupe, no estado do Texas (EUA), nesta sexta-feira (4). Entre os desaparecidos estão 23 meninas que participavam de um acampamento cristão tradicional, o Camp Mystic, fundado em 1926, que foi parcialmente destruído pela força das águas.

De acordo com o vice-governador Dan Patrick, o nível do rio subiu mais de sete metros em menos de 45 minutos durante a madrugada. “Peço ao povo do Texas que faça orações. Daquelas de se ajoelhar mesmo, para que a gente encontre essas meninas”, declarou.

Apesar de alertas meteorológicos preverem até 15 (150 mm) centímetros de chuva, algumas áreas registraram até 25 (250 mm) centímetros em poucas horas. A força da correnteza arrastou casas e derrubou árvores, como mostram imagens divulgadas nas redes sociais.

As equipes de resgate, com uso de helicópteros, barcos e drones, conseguiram salvar ao menos 237 pessoas. Uma das sobreviventes, Elinor Lester, de 13 anos, relatou que as meninas mais novas dormiam em cabanas próximas ao rio. “O acampamento foi completamente destruído. Foi muito assustador”, contou.

Enquanto as buscas continuam, famílias de desaparecidos se reúnem em uma escola primária em Ingram, transformada em ponto de apoio. A mãe de Elinor, Elizabeth Lester, contou que também conseguiu localizar outro filho que estava em um acampamento próximo. “Meus filhos estão seguros, mas saber que outras pessoas ainda estão desaparecidas está me destruindo por dentro”, disse.

O Camp Mystic está localizado em uma área conhecida como “corredor de enchentes”, onde o solo não absorve a água da chuva, o que favorece alagamentos repentinos. “Quando chove, a água não penetra no solo. Ela desce morro abaixo”, explicou Austin Dickson, diretor de uma fundação comunitária local.

O governador do Texas, Greg Abbott, divulgou vídeos das operações de resgate e afirmou que os esforços continuarão até que todas as pessoas sejam localizadas. “Não vamos parar até que todos apareçam”, disse.

Casos semelhantes já ocorreram na região. Em 1987, dez adolescentes morreram quando uma tempestade arrastou o ônibus que evacuava um acampamento próximo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Inmet emite alerta vermelho de baixa umidade para Bahia e outros estados do país

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira...

Apesar de um dos maiores reajustes, Salvador tem a 3ª cesta básica mais barata do País

  Salvador é a terceira capital do Brasil com o...

Promessa de R$ 14 milhões é oficialmente apresentada ao Bahia

  O Bahia apresentou oficialmente nesta sexta-feira (22) o atacante Kauê Furquim, de...