Mais de mil policiais, entre militares, civis, técnicos e bombeiros, estarão trabalhando na celebração da Independência da Bahia, no dia 2 de Julho. O esquema especial montado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) visa garantir a segurança dos baianos e turistas que vão participar do cortejo cívico.
Os detalhes do planejamento foram apresentados na tarde desta quinta-feira (30), no Centro de Operações de Inteligência (COI).
Segundo a SSP, assim como nos festejos de São João, o grande destaque deste ano será o Sistema de Reconhecimento Facial, que se somará às câmeras convencionais espalhadas pelo trajeto do Largo da Lapinha em direção à praça Dois de Julho, no Campo Grande. No total, 53 câmeras auxiliarão no monitoramento ao longo de todo dia de celebração.
Todas as imagens do circuito estarão interligadas aos Centros Integrados de Comunicações (Cicom) e de Comando e Controle (CICC), locais onde representantes das Superintendências de Inteligência, Telecomunicações, de Tecnologia Organizacional e de de Gestão Integrada da Ação Policial e das quatro forças policiais (PM, PC, DPT e CBMBA), e de outras instituições federais, estaduais e municipais estarão de prontidão das 6h do dia 1 de Julho até o mesmo horário do dia 3 de Julho.
Além do percurso do desfile cívico, pontos de atenção levantados pela SI serão monitorados como locais com eventos públicos agendados e regiões com grande concentração de pessoas, com objetivo de garantir o direito pacífico de manifestação e a manutenção da ordem.