Três estagiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são suspeitos de fraudar a concessão de empréstimos consignados na capital baiana. Um dos aprendizes foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (17), outras duas, menores de idade, foram apreendidas.
A investigação da Polícia Federal indica que os suspeitos desbloqueavam benefícios previdenciários sem o conhecimento dos titulares, mediante a inserção de documentos falsos nos sistemas do INSS. A partir daí, outros envolvidos no esquema contratavam empréstimos consignados em nome dos beneficiários lesados, que nada sabiam da fraude.
Ainda não há informações sobre outros envolvidos no esquema. Segundo informações da Agência Brasil, a ação foi realizada pela PF, em conjunto com o Ministério da Previdência Social, que não divulgou o valor do prejuízo causado pelo esquema.
O estagiário preso foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia. Já as adolescentes apreendidas foram encaminhadas à Delegacia do Adolescente Infrator. Os três podem responder pela prática de crime/ato infracional de inserção de dados falsos nos sistemas de informação, cuja pena máxima pode chegar a 12 anos de reclusão, no caso do estagiário maior de idade.