Autoridades dos Estados Unidos e da Rússia estão reunidas na Arábia Saudita nesta terça-feira (18) para discutir a guerra na Ucrânia, sem a presença de representantes ucranianos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já invalidou o encontro e afirmou que não aceitará as propostas que possam surgir.
Este é o primeiro encontro oficial entre os dois países sobre um possível acordo para encerrar o conflito, realizado menos de uma semana após uma ligação entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, onde ambos concordaram em iniciar “imediatamente” negociações de paz. A reunião também marca uma mudança na política dos EUA de isolamento da Rússia, adotada após a invasão russa da Ucrânia em 2022.
O objetivo é restaurar as relações bilaterais e preparar um possível encontro entre Trump e Putin, conforme informado pelo Kremlin. A presidência russa espera que o encontro desta terça-feira traga mais clareza sobre esse futuro diálogo entre os líderes.
Zelensky, que visitará a Arábia Saudita na quarta-feira (19), declarou que não participará das negociações e que não aceitará propostas sem a presença da Ucrânia.