O goleiro Dalton, que defendeu o Vitória durante a campanha de acesso à Série B em 2022, foi protagonista de um lance incomum e decisivo na Série C do Campeonato Brasileiro. Atuando pelo Floresta-CE, o arqueiro se atrapalhou com a nova regra que limita o tempo de posse nas mãos para os goleiros e acabou originando o gol que decretou a derrota de sua equipe.
Aos 33 minutos da partida contra o Caxias-RS, Dalton segurou a bola por mais de oito segundos — infração que, segundo a nova norma da CBF para a competição, resulta em escanteio a favor do adversário. Na cobrança, a defesa do Floresta não conseguiu afastar o perigo e a bola sobrou para Willen Mota, que dominou entre quatro marcadores e mandou para as redes, abrindo o placar no Castelão.
O vacilo do goleiro reacendeu o debate sobre a adaptação dos atletas à nova regra. Dalton, que foi titular do Vitória durante boa parte da Série C de 2022, disputou 21 partidas pelo Rubro-Negro e teve papel importante na campanha do acesso à segunda divisão nacional.