A ex-prefeita da cidade de Cardeal da Silva e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB), disse em entrevista exclusiva à Rádio Baiana FM (89,3), na tarde desta segunda-feira (17), que será candidata a deputada estadual nas eleições do próximo ano.
Quitéria justificou sua decisão dizendo que pode contribuir bastante ainda no estado, já que foi presidente de todos os prefeitos da Bahia, em alusão ao cargo que exerceu na UPB. “Não poderia abandonar a vida pública, tenho isso no meu sangue. Aprendi bastante da UPB e acredito que ainda posso contribuir bastante numa esfera estadual”, explicou.
Sobre a UPB, Quitéria ressaltou que uma das maiores conquistas de sua gestão à frente da entidade foi promover uma maior aproximação entre o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e gestores municipais com programas de capacitação aos técnicos das prefeituras da Bahia.
“Fizemos com que o tribunal entendesse que, por mais que o prefeito quisesse se adequar às leis, faltava conhecimento. Desenvolvemos ações diretas de fortalecimento da gestão publica com a finalidade de dar às prefeituras tranquilidade e informação através da entidade, uma aproximação de um órgão, que é fiscalizador como o TCM, o TCE, o TCU, o Ministério Público. Eu acredito que a gente fez um trabalho, colocando a política em segundo plano e mostrando que o município pode e deve ser um órgão transformador, com transparência, eficiência e com informação”, afirmou.
Novo desafio
Maria Quitéria aceitou o convite para ser a nova presidente Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), cargo até então ocupado por Jones Carvalho (PT), que agora será diretor-geral da fundação. A posse acontece na tarde desta segunda-feira (17), no Salão de Atos da Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Familiares, amigos e lideranças políticas locais, estaduais e federais estiveram presentes na cerimônia.