Exército discute onde Bolsonaro ficará preso se for condenado pelo STF

Date:

 

O Exército já discute a possível acomodação de militares da ativa ou da reserva que possam ser condenados pela tentativa de golpe de Estado, caso o julgamento avance em 2026. A principal preocupação é com a situação de Jair Bolsonaro, acusado de comandar uma organização criminosa para o golpe. Ainda que o julgamento de 34 denunciados ocorra na 1ª Turma do STF, a expectativa de que ele termine até dezembro é pequena.

Bolsonaro, se condenado, deve ser alocado em um local destinado a ex-presidentes, como o Comando Militar do Planalto ou em unidades similares. O espaço é um direito previsto no Código Penal Militar e inclui uma série de autoridades como ministros de Estado, parlamentares e oficiais das Forças Armadas.

Um motivo levantado por oficiais-generais para sinalizar que o quartel seria inviável é a possibilidade de o ex-presidente manter contato com outros militares e também que os seguidores de Bolsonaro montem acampamentos ou façam arruaças em frente aos quartéis. Os acampamentos nos quartéis são apontados como elementos do plano para pressionar as Forças Armadas a aderirem a um golpe de Estado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Salvador terá fim de semana com sol, chuva e calor de até 30°C

  O fim de semana em Salvador será marcado por...

CEJUSC e CARTÓRIO de Candeias promovem a primeira edição do casamento coletivo, com inscrições a partir desta quarta (20)

  Numa parceria envolvendo os poderes executivo e judiciário e...

Bahia domina seleção da Copa do Nordeste 2025 e bate recorde; veja

  O título da Copa do Nordeste de 2025 rendeu ao Bahia mais do...

PM apreende 100 kg de pescados em Ilha dos Frades

  Na manhã desta sexta-feira (19), policiais do 26º Batalhão...