Feminicídios por arma de fogo dobram em Salvador e RMS em 2025

Date:

O número de mulheres mortas por feminicídio com uso de arma de fogo em Salvador e Região Metropolitana (RMS) dobrou em 2025. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (19) pelo Instituto Fogo Cruzado, entre 1º de janeiro e 14 de agosto deste ano foram registradas quatro vítimas, contra duas no mesmo período de 2024.

Embora o total de casos tenha se mantido em quatro ocorrências, houve alteração no perfil das vítimas. Em 2024, duas mulheres foram mortas e outras duas ficaram feridas. Já em 2025, todas as quatro vítimas não resistiram aos disparos. Os registros foram feitos em Camaçari (2) e Simões Filho (2).

Avanço em toda a região monitorada

Nos 57 municípios monitorados pelo Instituto Fogo Cruzado, foram contabilizados 29 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio com arma de fogo em 2025. O aumento representa 45% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 20 ocorrências.

A letalidade também cresceu. Este ano, 76% das vítimas não sobreviveram, totalizando 22 mulheres mortas e sete feridas. Em 2024, das 20 mulheres baleadas, 12 foram mortas (60%) e oito resistiram aos ferimentos.

Outro dado que chama a atenção é o envolvimento de agentes de segurança nos crimes. Das 29 mulheres baleadas em 2025, sete foram vítimas de ataques praticados por policiais ou militares, o que representa 25% do total.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Caixa sorteia dezenas da Mega com prêmio de R$ 63 milhões

  A Caixa Econômica Federal sorteou, há pouco, as seis...

Candeias: Prefeitura vai entregar mais um equipamento esportivo nesta quarta-feira (20); confira

  O aniversário da cidade foi comemorado no último dia...

Ligação de Ancelotti? Jean Lucas está pré-convocado para a Seleção Brasileira

  O meio-campista Jean Lucas, do Bahia, está na pré-lista de...

Confira as vagas de emprego do SIMM para esta quarta-feira (20)

  O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra...