A Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural, do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia, aprovou, nesta quinta-feira, 23/3, de modo definitivo como patrimônio cultural e imaterial na Bahia, as Festas de Nossa das Candeias, na cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador.
Nas redes sociais, o frei Thiago Noronha, reitor do Santuário Nossa Senhora das Candeias publicou um vídeo sobre a decisão.
Recentemente, a Festa em honra à Nossa Senhora das Candeias recebeu o título provisório de Patrimônio Imaterial da Bahia. O registro foi concedido pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia). Essa foi a última etapa para a obtenção do Registro Especial que torna os festejos Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia.
O órgão elaborou um parecer que analisou o desenvolvimento histórico e cultural da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. A abertura do processo de patrimonialização foi feito em 2018, após a aprovação da lei que que incluiu os Festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias no Calendário Oficial de Festas da Bahia.
Aproximadamente 6 mil fieis participam durante os 11 dias de festa na Praça que leva o nome para louvar, pedir e agradecer por graças alcançadas.
Os festejos de Nossa Senhora das Candeias são considerados a maior festa católica da Região Metropolitana de Salvador, atraindo turistas de todo o país.
Fonte: Pascom SNC