Fim da aposentadoria: Amanda Nunes retorna ao octógono para reconquistar cinturão do peso-galo

Date:

 

Baiana e natural do município de Pojuca, Amanda Nunes, amplamente considerada a maior lutadora de MMA de todos os tempos, retornará ao octógono no UFC 324, no dia 24 de janeiro, aos 37 anos. A Leoa saiu da aposentadoria para enfrentar a oponente Kayla Harrison, atual detentora do cinturão do peso-galo. A lutadora estadunidense foi derrotada uma única vez em toda sua carreira nas artes marciais mistas.

Amanda Nunes havia anunciado aposentadoria após sua última luta contra a mexicana Irene Aldana, quando defendeu o cinturão do peso-galo, atualmente em posse de Kayla. Para se tornar a maior lutadora da história, inúmeros nomes de peso ficaram pelo caminho após serem derrotados por ela. Ronda Roussey, Cris Cyborg e Valentina Shevchenko foram algumas das que disputaram cinturão com a baiana e caíram.

Nunes foi a primeira e única mulher a ser duplo-campeã no UFC, ou seja, conquistou o cinturão por duas categorias de peso diferentes, peso-galo e peso-pena. Amanda ainda foi além, pois ela se aposentou sendo a atual campeã de ambas as categorias. Seu legado, com um cartel de 23 vitórias e cinco derrotas, a precede, mas seu retorno levanta o questionamento de seus fãs: vale a pena arriscar um legado intocável por mais uma luta?

Para fazer com que a Leoa colocasse as luvas de volta, a ex-judoca Kayla Harrison a desafiou após conquistar o cinturão contra Julianna Peña, a última pessoa a derrotar Amanda. A americana tem um cartel de 19 vitórias e somente uma derrota no MMA, apesar disso, a brasileira será apenas o seu quarto confronto no UFC. Ela conseguiu disputar título organização com tanta velocidade, pois além de campeã do UFC, também possui duas medalhas de ouro em judô nos Jogos Olímpicos, em 2012 e 2016.

Mesmo com tanta história e legado envolvidos na disputa, a luta ainda não será o evento principal do UFC 324, protagonizado por uma questionável disputa pelo cinturão interino dos pesos-leves, entre Justin Gaethje e Paddy Pimblet, o 4º e o 5º de suas categorias. As duas guerreiras vão se enfrentar no co-evento principal em Nevada, nos Estados Unidos. Enquanto uma anseia por defender seu status de maior de todos os tempos, a outra sonha em um dia poder dividir esta posição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Papa Leão 14 se reúne com María Corina Machado em audiência no Vaticano

  O papa Leão 14 se encontrou, nesta segunda-feira (12),...

Wagner Moura: confira o valor da fortuna milionária do ator

  A trajetória internacional de Wagner Moura ganhou novos números, e eles...

Fernanda Torres parabeniza Wagner Moura e Kleber Mendonça por Globo de Ouro: ‘O Nordeste brasileiro no mundo’

  Fernanda Torres parabenizou Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho...

Presidente do México diz que conversa com Trump foi produtiva e descarta intervenção dos EUA

  A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta segunda-feira...