França: Marine Le Pen fica inelegível após condenação por corrupção

Date:

 

A francesa Marine Le Pen foi considerada culpada nesta segunda-feira (31) de apropriação irregular de fundos da União Europeia para financiar seu partido de extrema direita, o Reagrupamento Nacional (RN). Como parte da sentença, a política que é a maior adversária do atual presidente, Emmanuel Macron, na próxima eleição, de 2027, foi declarada inelegível por 5 anos.

Le Pen, o RN e duas dezenas de figuras do partido foram acusados de desviar mais de 4 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu para pagar funcionários baseados na França. Eles argumentaram que o dinheiro foi usado de forma legítima e que as alegações definiram de forma muito restrita o que um assistente parlamentar faz. A juíza Bénédicte de Perthuis disse que Le Pen estava “no centro” do esquema.

Na França, o líder do partido envolvido no caso, Jordan Bardella – que foi à sede do partido para se encontrar com Le Pen – condenou a decisão do tribunal, dizendo: “Hoje, não é apenas Marine Le Pen que está sendo injustamente condenada: é a democracia francesa que foi executada”.

Os juízes também deram a Le Pen uma sentença de quatro anos de prisão – dos quais dois anos são uma sentença suspensa – e uma multa de 100 mil euros. É quase certo que ela vai recorrer, e nenhuma dessas penalidades será aplicada até que seus recursos sejam esgotados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Morre Val Kilmer, ator de Batman e Top Gun, aos 65 anos

  O ator Val Edward Kilmer, mais conhecido como Val...

Vitória x Universidad de Quito: horário e prováveis escalações do jogo

  O Vitória estreia na fase de grupos da Copa...

Com prêmio de R$ 44,2 milhões, Caixa sorteia Mega-Sena; confira as dezenas

  A Mega-Sena realizou nesta terça-feira (1º) o sorteio do...

Procuradoria da Catalunha recorrerá de sentença que absolveu Daniel Alves

  A Procuradoria Superior da Catalunha anunciou nesta quarta-feira (3)...